20.2.07

Showbike – Iceman Bike, a moto de Kimi Raikkonen

Equipada com uma série de detalhes exclusivos, como protetor do filtro de ar em fibra de carbono e o assento estampado com o nome da moto, a Iceman foi desenvolvida ao longo de quase 12 meses de muito trabalho. “Nossas motos são únicas, verdadeiras obras de arte da engenharia. E a Iceman Bike reflete essa nossa filosofia de trabalho”, diz Marcus Walz, dono da empresa. E não é para menos.
Todos os acessórios utilizados no modelo foram trabalhados e modificados de forma a que se adequassem com perfeição ao projeto idealizado com a ajuda direta de seu ilustre proprietário. Para isso, algumas partes tiveram que ser herdadas da americana Harley-Davidson. Neste sentido o destaque é o motor, um V2 Twin Cam aumentado para 1800 cm³ que produz cerca de 120 cv de potência. A transmissão, também Harley-Davidson, é de cinco velocidades com correia dentada e acionamento hidráulico da embreagem.

Infelizmente não são divulgados números como torque e peso para termos idéia de seu desempenho. No entanto, em se tratando de uma moto de 100 mil euros, feita especialmente para um “profissional da velocidade”, não há como duvidar de todo o seu potencial.
Outro destaque são os freios. Segundo o fabricante, o sistema dianteiro é o original utilizado pela equipe Ducati na MotoGP. Os dois discos de 320 mm com pinças de seis pistões são feitos com um composto de magnésio e carbono na dianteira. Já na traseira o sistema desenvolvido por Marcus Walz utiliza apenas um disco perimetral com quatro pistões.
O garfo dianteiro utilizado na Iceman Bike, de alta performance, também foi herdado da equipe Ducati. Os pneus são Metzeler, sendo que na dianteira as medidas são 130/60-18, e, na traseira, 280/35-18.