14.2.07

Dodge Demon: demônio que promete o Paraíso

Criadora do Viper se aventura entre os roadsters com este pequeno demônio .

A marca começa bem fazendo o que sabe fazer de melhor: botando fogo no desenho. Inspirado no do Viper, o desenho do Demon atenta mesmo os motoristas que apreciam a direção esportiva. Segundo o designer do carro, Jae Chung, “enquanto o Viper é um carro de sonho, o Demon foi desenhado para ser o carro de sonho realizável”. E “foi desenhado” é mera figura de linguagem, para fingir que o modelo, apresentado como conceito, talvez não chegue à produção em série. É mera questão de tempo para que isso aconteça.
Seu motor é uma prova cabal disto: se o carro fosse apenas um conceito, traria um motor enorme, possivelmente o Hemi V8, capaz de proporcionar um comportamento mais de acordo com o nome do carro. O utilizado no Demon, no entanto, é um 2,4-litro usado também no Chrysler PT Cruiser, com 174 cv.
O novo roadster é quase um peso leve, com 1.179 kg, e o motor 2,4-litro conseguirá transmitir uma razoável sensação de força. Pneus de aro 19” serão os responsáveis por manter o controle do roadster e emborrachar o asfalto, especialmente com a tração traseira, uma exigência de apaixonados pela arte da direção e, atualmente, uma tendência de todos os automóveis (especialmente por conta dos controles eletrônicos de tração, que conseguem domar esses interessantes animais de metal).